Secretaria de Saúde prorroga prazo para vacinação da gripe até dia 27


20 de maio de 2011 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Saúde



Em virtude de não ter atingido as metas de vacinação estabelecidas pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, prorroga, até o dia 27 de maio, a Campanha de Vacinação contra a gripe.

Além dos idosos também estão sob prescrição médica, os grupos de risco:

  • Pessoas com doenças crônicas cardiovasculares, pulmonares, renais, diabetes, hepatopatas, anatomia ou funcional (hemoglobinopatias);
  • Imunodeprimidos: transplantados de órgão sólidos ou de medula, com neoplasias, HIV/AIDS;
  • Imunodeficiências congênitas;
  • Comunicantes domiciliares de imunodeprimidos;
  • Pessoas com fibrose cística, trossomias, implante coclear;
  • Doenças neurológicas incapacitantes.

A enfermeira da Vigilância, Maria do Carmo Possidente lembra que mesmo quem foi vacinado em 2010 deve repetir a dose este ano, uma vez que a composição da vacina é diferente. “No ano passado, em crianças e gestantes foi aplicada apenas a vacina contra Influenza H1N1. Este ano está sendo utilizada a vacina trivalente e os grupos serão imunizados também contra a Influenza Sazonal (gripe comum)”, enfatizou.

A vacina apresenta reações brandas, podendo ocorrer febre baixa e dor no local da aplicação. Ela é contraindicada apenas para pessoas de grupos selecionados que já apresentaram reação anafilática a ovo ou reação contra a Influenza Sazonal em doses anteriores.

A campanha continua em todas as Unidades de Saúde, das 8 às 17 horas. O posto montado no Calçadão da Barão de Jundiaí, em frente à Casa da Cultura, também atende no decorrer da semana das 9 às 12 horas.

Notícia: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jundiaí.

Comentários