Sábado é o dia D da vacinação contra gripe


29 de abril de 2011 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Saúde



A vacinação é para idosos, crianças até dois anos e gestantes. (Fotógrafos da Prefeitura)

O Dia D de Vacinação contra Gripe acontece neste sábado, dia 30, em todas as Unidades de Saúde. O atendimento será das 8 às 17 horas. Haverá, ainda, equipes no Calçadão da Barão de Jundiaí, em frente à Casa da Cultura, das 9 às 12 horas, e no Centro de Referência do Idoso de Jundiaí (Criju), das 14 às 17 horas. A vacinação no Calçadão da Barão será mantida no decorrer da próxima semana, das 9 às 12 horas.

A vacinação, que vai prevenir contra a influenza sazonal (gripe comum) e a influenza A (H1N1), é voltada para os idosos com 60 anos ou mais, gestantes e crianças de seis a 23 meses de idade. O público foi determinado pelo Ministério de Saúde e a expectativa é de grande adesão. Em Jundiaí, na primeira semana de vacinação, foram imunizadas 4.952 pessoas, sendo 4.008 idosos, 681 crianças e 263 gestantes.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Jundiaí, Maria do Carmo Possidente, a meta é de vacinar 80% de cada grupo. A população estimada de idosos é de 45.630 pessoas; de gestantes 5 mil; e de crianças, aproximadamente, 7.500. “A expectativa é de grande adesão até o dia 13 de maio, quando termina a campanha”, frisou a enfermeira, lembrando que mesmo quem recebeu a vacina em 2010 e faz parte do público alvo deve repetir a dose.

Segundo Maria do Carmo, este ano a composição da vacina é diferente. No ano passado, em crianças e gestantes foi aplicada apenas a vacina contra Influenza H1N1. “Este ano está sendo utilizada a vacina trivalente e os grupos estabelecidos pelo Ministério serão imunizados também contra a gripe comum”, enfatizou.

A vacina apresenta reações brandas, podendo ocorrer febre baixa e dor no local da aplicação. Ela é contra-indicada apenas para pessoas de grupos selecionados que já apresentaram reação anafilática a ovo ou reação contra a influenza sazonal em doses anteriores. Segundo Maria do Carmo, a expectativa é de que sejam vacinados ainda profissionais da saúde e portadores de doenças crônicas. Está prevista também vacinação em casas de repouso de Jundiaí.

Avaliação bucal

Os idosos que forem tomar vacina neste sábado poderão aproveitar para fazer avaliação bucal. Haverá equipes na Praça Governador Pedro de Toledo e nas unidades Agapeama, Colônia,Eloy Chave, Esplanada, Hortolândia, Jundiaí Mirim, Morada das Vinhas, Novo Horizonte, Retiro, Rio Acima, Rio Branco, Rui Barbosa, Santa Gertrudes, São Camilo Tamoio, Tulipas, Pitangueiras e nos PSF (Programa Saúde da Família) da Vila Esperança, Parque Centenário, Vila Ana, Guanabara e Vila Marlene.

A iniciativa de atender os idosos durante a campanha de vacinação foi adotada há alguns anos e tem surtido um resultado positivo. Em 2010 foram examinadas 2.471 pessoas, sendo que 182 apresentaram lesões na boca, sendo duas delas positivas para câncer. O Câncer bucal é o sexto tipo de tumor maligno mais comum, sendo que em 80% dos casos a vítima vai a óbito em decorrência do diagnóstico tardio. O quanto antes for diagnosticado o tumor, maiores as chances de cura. Tumores com até um centímetro, as chances de cura são de 85%.

Notícia: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jundiaí.

Comentários