Prefeitura promove Conferência Municipal de Saúde


17 de junho de 2011 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Saúde



O evento promoveu a discussão das ações do Sistema Único de Saúde (SUS). (Dorival Pinheiro Filho)

Com o término das etapas de planejamento e preparação, a Prefeitura de Jundiaí realizou na noite dessa sexta-feira (17) a abertura da 9ª Conferência Municipal de Saúde de Jundiaí, na Sala Glória Rocha. Os profissionais e gestores da área de saúde compareceram ao local a fim de adquirir e compartilhar informações acerca do tema “Todos usam o SUS: SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do povo brasileiro”.

Durante a abertura do encontro, a secretária de Saúde, Tânia Pupo, destacou a importância da Conferência como espaço democrático para analisar as condições do Sistema Único de Saúde (SUS). “Esse é um momento muito importante de organização, porque oferece a cada cidadão a oportunidade de reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do SUS, garantidos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde”, afirmou a secretária, que, na ocasião, representou o prefeito Miguel Haddad.

O evento contou com a palestra da coordenadora de Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, Maria do Carmo Cabral Carpintério. Ela discutiu a fundo o atendimento em saúde e como torná-lo mais humanizado. “A humanização da assistência na área de saúde é uma demanda atual e inovadora”, explanou. “É preciso refletir a igualdade e respeito, porque não se pode pensar em fazer saúde sem considerar a humanização”.

Também participaram do encontro a coordenadora da Comissão Organizadora da Conferência e enfermeira, Fabiana Barrete de Alcântara, e o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde (COMUS), Ralf Milani de Carvalho.

Em Jundiaí, a primeira pré-conferência foi realizada no dia 20 de maio, com a Regional I e a segunda no dia 25 de maio, com a Regional II. Em cada pré-conferência os participantes elaboram um relatório a ser apresentado na 9ª Conferência. O documento será a base para o relatório final que os representantes de Jundiaí levarão para as etapas Estadual e Nacional. O trabalho é fundamentado no tema central definido para este ano, que tem ainda o subtema: “Acesso e acolhimento com qualidade – um desafio para o SUS”.


Clique para ampliar.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jundiaí.

Comentários