Jundiaí prorroga vacinação contra gripe


12 de maio de 2011 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Saúde



A vacinação foi prorrogada até o dia 20 em todas as unidades de saúde. (Murilo Borçal)

A campanha de vacinação contra gripe prossegue até o dia 20 de maio. O anúncio da prorrogação foi feito na tarde desta quinta-feira (12) pela Secretaria de Estado da Saúde. A campanha terminaria amanhã, dia 13. As doses continuarão disponíveis em todas as unidades de saúde do município.

Balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica nesta quinta-feira aponta 31.240 pessoas vacinadas em Jundiaí até o dia 11. Do total, foram 25.338 doses aplicadas em idosos, o que representa 55,5% do público alvo, estimado em 45.630 pessoas; 4.393 doses em crianças de seis a 23 meses de idade, sendo 58,7% das 7.500 estimadas; e 1.509 doses em gestantes, correspondendo a 30,2% das cerca de 5 mil mulheres grávidas.

“A meta é de vacinar 80% de cada grupo definido pelo Ministério da Saúde”, informou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente, alertando para a importância da vacina para estes grupos que na pandemia da gripe A (H1N1), em 2009, foram os que apresentaram os casos mais graves da doença.

A vacina também vale para profissionais da saúde e indígenas. Para as crianças são necessárias duas doses de vacina. A segunda deve ser tomada com intervalo de 30 dias após a primeira. Este ano está sendo administrada a vacina trivalente, que imuniza a população contra a Influenza Sazonal (gripe comum) e a Influenza A (H1N1).

A vacina apresenta reações brandas, podendo ocorrer febre baixa e dor no local da aplicação. Ela é contraindicada apenas para pessoas que já apresentaram reação anafilática a ovo ou reação à vacina em doses anteriores.

Notícia: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jundiaí.

Comentários