Complexo Argos – Centro de Línguas

Histórico

O Centro Municipal de Línguas “Antônio Houaiss” teve início em 27 de julho de 2000 e foi criado com a finalidade de proporcionar à comunidade oportunidades de aprendizagem de diversos idiomas modernos: inglês, espanhol, italiano, alemão e francês; o enriquecimento do currículo escolar e acesso às culturas contemporâneas assegurando ao cidadão sua integração no mundo moderno.

Os cursos são gratuitos, a nossa clientela escolar possui nível de escolaridade, social e faixa etária diversificada com idade mínima de 14 anos.

Objetivos

Os objetivos dos cursos propostos pelo Centro de Línguas são:
- Desenvolver novas formas de expressão;
- Possibilitar o acesso ao saber veiculado pelos idiomas para conhecer a cultura de outros povos;
- Ampliar as habilidades profissionais para o ingresso no mercado de trabalho.

Os Cursos

Os cursos oferecidos são de nível básico com duração de 2 (dois) anos letivos, com 3 horas de aulas semanais em dois dias de 1h30min, em 4 estágios semestrais.

Período de funcionamento
Manhã: 7h30min às 12h30min
Tarde: 12h45min às 17h45min
Noite: 18h às 21h15min.

O período de inscrição, sorteio, número de vagas oferecidas, é divulgado pela Imprensa Oficial do Município e outros veículos de comunicação.

Havendo maior número de candidatos que vagas oferecidas, procede-se ao sorteio público das vagas.

Metodologia

Nossa metodologia está centrada de uma maneira dinâmica e participativa em fazer com que os alunos sintam-se responsáveis e conscientes de seu processo de aprendizagem; trabalhar segundo o enfoque comunicativo, respeitando as diferenças individuais durante o processo.

Visa também, desenvolver as quatro habilidades cognitivas para o aprendizado de línguas: falar, ouvir, ler e escrever.

Partindo de estruturas fundamentais de cada língua procurar-se-á estabelecer a dinâmica de trabalho mais adequada para cada turma. Trabalhos com pequenos textos, exercícios orais e escritos, jogos, músicas atuais e tradicionais, também os que enfocam a cultura de cada país, levando o aluno à competência comunicativa do idioma escolhido.

Projetos Pedagógicos

Para garantir um aprendizado mais dinâmico visando a participação de todos os envolvidos no processo educacional e a utilização dos recursos disponíveis, os projetos pedagógicos estão integrado com os planos de ensino dos professores, contemplando a proposta pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Esportes.

Durante o processo serão desenvolvidos os seguintes projetos, visando levar o aluno a uma maior vivência cotidiana da língua como: Projeto Culinário, Projeto Cinema e Projeto Halloween.

Endereço: Av. Dr. Cavalcanti, n° 396 – Vila Arens
Telefone: 4607.3444
E-mail: centrodelinguas@jundiai.sp.gov.br