Secretaria de Educação e Esportes

Oferecer educação de qualidade nas áreas de Educação Infantil, Ensino Fundamental (Ciclo I) e Educação de Jovens e Adultos é a principal tarefa da Secretaria Municipal de Educação. A rede conta com cerca de 3300 profissionais, entre professores, diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores, pessoal administrativo e de apoio, que constantemente passam por capacitação para fazer com que a escola seja, além de um espaço de aprendizado, um lugar de educação para a vida.

São 81 unidades de ensino, sendo duas em tempo integral, e 29 creches municipais, que atendem cerca de 30 mil estudantes. Já no Centro Municipal de Jovens e Adultos (CMEJA) estão matriculados mais de 7.500 alunos nos Ensinos Fundamental e Médio.

A Secretaria de Educação de Jundiaí também é responsável pelo Centro de Línguas, que beneficia cerca de duas mil pessoas com cursos gratuitos em cinco idiomas: inglês, espanhol, italiano e francês. Gratuitamente, aulas de informática também são oferecidas para mais de 2.200 alunos, no Centro de Informática.

Outro importante papel da Secretaria é a assistência ao educando, com transporte escolar e material didático, e a prestação de serviços de alimentação escolar, com o oferecimento 80 mil refeições/dia para todos os estudantes dos sistemas municipal e estadual de ensino, Rede Sesi e 41 instituições.

Soma-se ainda a todo o trabalho da Secretaria Municipal de Educação o desenvolvimento de inúmeros projetos nas áreas pedagógica, de educação alimentar e de meio ambiente, como o “Combinado – Uma história a cada lado”, “Viva a Leitura”, “Gentileza Literária”, “Luz, Câmera, Ação”, “Horta Escolar”, “Vale Verde”, “Self Service”, “Estação dos Sentidos”, “Estação Fauna”, “Estação Água”, “Estação Alerta” e “Estação Conhecimento”, entre outros.

Todos os serviços da Secretaria Municipal de Educação ficam no Complexo Argos, localizado na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens.

Secretário

Francisco Carbonari

Filósofo e professor, com pós-graduação na área de Filosofia e História da Educação, no curso de mestrado da Universidade de Campinas.

Exerceu o magistério em faculdades da cidade, sendo diretor da Faculdade de Educação Padre Ancheita.

Foi vereador na Câmara Municipal de Jundiaí, de 1983 a 1988. É conselheiro titular e Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação, instituição que presidiu por dois mandatos.

Foi membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta – Rádio e TV Cultura. Autor de publicações diversas relativas à gestão e formulação de políticas educacionais e programas ambientais.

Contato

A Secretaria de Educação fica na Av. Dr. Cavalcanti, nº 396 – Vila Arens
Os telefones são 4588.5331/5332
E-mail para contato: smepmj@jundiai.p.gov.br

Prefeitura de Jundiaí.