Projeto de escola é destaque em premiação nacional


20 de abril de 2011 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Notícias



O barangandão é um dos brinquedos confeccionados pelos alunos da EMEB Cléo Nogueira. (Foto: Dorival Pinheiro Filho)

Passados dois meses de espera, a equipe pedagógica e os alunos da EMEB Cléo Nogueira receberam a notícia de que estão entre as 18 escolas finalistas do programa “Pelo direito de ser criança”, na categoria “Aqui se aprende pela experiência”, promovido pela marca OMO. A premiação ocorre nesta quarta-feira (20), às 14 horas, no Complexo Cultural Júlio Prestes, em São Paulo.

De acordo com os organizadores, foram mais de 2.440 inscrições de unidades de ensino de todo o Brasil. No evento, a marca OMO distribuirá 18 prêmios por categoria, elaborados especialmente para potencializar o brincar proposto, como Parques Modulares que buscam potencializar a interação e autonomia das crianças. Os parques são feitos com materiais sustentáveis e com a observação de todas as normas de segurança.

A EMEB Cléo Nogueira garantiu a classificação com o projeto pedagógico “Crescer, brincar, aprender”, que incentiva os alunos a desenvolver a criatividade, a imaginação e o senso estético, além de resgatar a importância do próprio brinquedo e do brincar, com o uso de sucatas e materiais recicláveis.

Nas aulas da disciplina de Artes, os alunos do 1º e 2º anos Ensino Fundamental confeccionam os brinquedos, que serão utilizados nas aulas de Educação Física. Com isso jornais e revistas se transformam em cata-ventos, peões, jogo de dominós. “A escola tem a responsabilidade de ensinar aos alunos sobre a importância da sustentabilidade. Além disso, baseado na concepção de que “jogar” está implicitamente ligado a aprender, a ação pedagógica ganha mais destaque”, disse a diretora da escola, Lisandra Santos.

Histórico – Nos meses de setembro a dezembro do ano passado, a Secretaria de Educação divulgou as inscrições para o programa entre as escolas municipais. “Foi um momento oportuno porque o 2º Congresso de Educação teve como tema central a importância das brincadeiras para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos”, disse Djalma, que, até 2010 , atuou como diretor da EMEB Cléo Nogueira.

Com a inscrição efetuada, a escola passou pela fase de seleção e análise do projeto. Por fim, a equipe pedagógica da EMEB Cléo Nogueira se preparou para a etapa final do programa e organizou as fotos e os vídeos, que foram encaminhados para ilustrar o projeto pedagógico da escola.

Notícia: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jundiaí.

Comentários