Pedagogo Paulo Freire é tema de exposição


9 de maio de 2011 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Notícias



No ano em que completaria 90 anos, o pedagogo Paulo Freire é tema da exposição e de debates. O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, por meio da Ação Educativa, Instituto Paulo Freire e Colégio Paulo Freire de Jundiaí, apresentam a exposição “Paulo Freire: educar para transformar” e mesa-redonda: “Museu e Escola: educação formal e não-formal”. Tanto a exposição, quanto a mesa-redonda fazem parte da Semana Nacional de Museus de 2011. A exposição tem o apoio do curso de Pedagogia da Faculdade Padre Anchieta de Várzea Paulista.

A exposição conta com um resumo da biografia do pedagogo, suas obras, pensamentos, concepções políticas e trabalhos realizados pelo país – entre eles o mais conhecido, o “Método Paulo Freire”, muito utilizado na alfabetização de adultos. A metodologia tem por princípio libertar através da cultura, ensinar a língua a partir de elementos próximos à realidade do aluno e assim facilitar a inclusão da pessoa na sociedade, para que ele a modifique.

A mesa-redonda “Museu e Escola: educação formal e não-formal” inseri-se no debate sobre a questão da educação em museus, tanto no que diz respeito o seu papel social, quanto no que se refere à relação entre a(s) escola(s) e o (s) museu(s). Pretendemos assim, conhecer mais sobre a dinâmica e a complexa relação entre os espaços formais e não-formais de educação, bem como refletir sobre o papel de nossas instituições culturais na prática educativa.


SERVIÇO:

Exposição – “Paulo Freire: educar para transformar”
De 11 de maio a 12 de junho de 2011
Local: Museu Histórico e Cultural de Jundiaí

Mesa-redonda – “Museu e Escola: educação formal e não-formal”
Dia 11 de maio – das 19h às 22h
Local: Museu Histórico e Cultural de Jundiaí

Notícia: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jundiaí.

Comentários