Especialista italiano conhece creches municipais


20 de abril de 2011 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Notícias



Na creche, Aldo foi recebido pela equipe escolar. (Foto: Dorival Pinheiro Filho)

O especialista italiano no planejamento de serviços educativos para a infância, Aldo Fortunati, seguiu a sua agenda de compromissos nesta quarta-feira, com visitas a duas creches municipais e encontro com os diretores da rede de ensino. A vinda inédita de Aldo ao país teve o propósito de possibilitar a troca de experiências entre as realidades sobre as questões ligadas à infância.

Na EMEB Maria Aparecida Congílio, localizada no Jardim Novo Horizonte, o educador italiano teve a oportunidade de conhecer os projetos pedagógicos e a equipe escolar. Para ele, o município de Jundiaí se destaca pelo fato de o trabalho ser executado em parceria entre o poder público e a equipe técnica. “Foi possível perceber que existe um grupo bastante unido e coordenado, o que faz toda a diferença para que o resultado final seja positivo”, afirmou Aldo, que também conheceu a EMEB Alvarina Barbosa Martins, acompanhado da diretora de Educação Infantil, Janete Marini, e da assessora, Ana Teresa Gavião.

No período da tarde, a Secretaria de Educação reuniu os diretores para um encontro com Aldo, no Complexo Argos. Na ocasião, os assuntos abordados foram a experiência educativa de San Miniato (Itália), a importância da formação no contexto e a relevância do espaço como educador.
“Para a Secretaria Municipal de Educação, essa interação foi bastante enriquecedora, visto que San Miniato é referência internacional no segmento educacional de zero a três anos. As atividades nos deram a chance de refletir ainda mais sobre o nosso trabalho e as várias questões ligadas à infância“, disse o secretário de Educação, Francisco Carbonari.

Evento – O 1º Encontro Internacional de Jundiaí sobre Educação Infantil, com a temática “Políticas Públicas da Infância: um diálogo entre as culturas brasileira e italiana”, foi realizado na última segunda-feira (18), no Teatro Polythema. Mais de 800 pessoas compareceram ao local onde Aldo e Carbonari ministraram palestras sobre o assunto, compartilhando o interesse comum de aprimorar a qualidade da Educação Infantil.

Notícia: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jundiaí.

Comentários