Marchas III


7 de junho de 2011 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Terças Clássicas



Este o terceiro e último texto sobre marchas clássicas que escrevi para minha coluna n’O Jundiaiense. Se quiser re(ler) os dois primeiros, clique aqui.

Como escrevi semana passada, hoje encerrarei esta minissérie com algumas escritas (ou usadas) para o cinema. Começando com nada menos que a Marcha Imperial, tema do vilão Darth Vader em Star Wars:

John Williams, o responsável por essa música grandiosa, é um dos mais importantes compositores da atualidade. Amigo de Steven Spielberg, ele assina trilhas sonoras de diversos filmes do diretor, entre eles A Lista de Schindler, E.T. o Extraterrestre, Superman e Indiana Jones, cujo tema, chamado de A Marcha dos Caçadores, é a próxima música de hoje:

Essa música, como quase todas as de Sir. Williams, virou marca registrada do filme. O mesmo aconteceu com E.T. e Star Wars —o tema principal também é dele— e Superman, por exemplo. E essas composições geniais renderam a Williams nada menos que 45 indicações ao Oscar, tendo levado 5 estatuetas pra casa.

Seguindo com as marchas no cinema, clique para ouvir When Johnny Comes Marching Home, famosa por ter sido a marcha da guerra civil estadunidense. Ela aparece em Duro de Matar 2 como uma espécie de tema do vilão Gruber.

E finalmente, para encerrar a série de textos sobre marchas  clássicas, nada melhor que a Fúnebre de Chopin, a mais popular da história:

Outros grandes compositores —Beethoven, Mozart, Wagner entre outros— também escreveram suas marchas fúnebres, mas nenhuma delas é tão famosa quanto a de Chopin. Ela já foi usada em filmes e animações, como por exemplo neste episódio do Pica-Pau. Aliás, Walter Lantz adorava introduzir músicas clássicas em seus desenhos e isso será tema de um texto no futuro, porque por hoje é só.

Até a próxima semana!

Comentários