Games: E3


16 de junho de 2011 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Nerds falam sobre...



Video Games sempre estiveram presentes na vida das pessoas. Desde o clássico Pong, passando pelos mais conhecidos Atari, Master System, Super Nintendo, e hoje chegando aos PlayStation 3, Xbox 360 e Nintendo Wii, os jogos eletrônicos fazem a cabeça das crianças e de muitos adultos também. Até porque quem não quer passar horas se divertindo com seus jogos favoritos (e amigos), ou mesmo quebrando a cabeça em jogos de estratégia.

O mercado de video games cresce a cada ano e as indústrias estão a todo instante se superando em inovação e tecnologia, trazendo ideias e costumes para os jogos e seus fãs, gerando lucros com vendas e aumentando os cofres particulares com novos modelos de jogabilidade. E tudo isso não cabe apenas em uma ação de marketing, precisa de uma feira mundial de 4 dias para apresentar as novas tendências, e estou falando da E3, ou Electronic Entertainment Expo, que aconteceu na última semana nos Estados Unidos.

Microsoft e seu Xbox

De tão famosa, a feira é representada pela três grandes empresas de video game no mundo: a Microsoft (Xbox), a Sony (PlayStation) e a Nintendo (Wii), além das produtoras e desenvolvedoras dos jogos para cada console. E na abertura da E3 para imprensa, logo de cara, a Microsoft não deixa barato – até porque a primeira impressão é a que fica – e divulgou tudo o que podia sobre seus mais recentes jogos.

Esperado por muitos, e dito o melhor jogo de guerra por outros, Modern Warfare 3 traz novidades em sua jogabilidade e as variadas opções dentro de uma guerra. Em seguida, um clássico das antigas retorna para uma nova série: Tomb Raider. O que antes era um game de exploração, hoje virou um de sobrevivencia, com um novo desenho para a heroína, assim com a história voltar para suas origens, se mantendo fiel ao estilo de jogo. Depois disso, a Microsoft fez revelações de Gears of War, Halo, Forza 4 e Star Wars Kinect; além de várias demonstrações do sensor/controle de movimento em diversos jogos.

Sony e seu PS Vita

A Sony chegou também com surpresas e apresentou muita coisa bacana, além de pedir desculpas a todos logo de cara, pois seus serviços de jogos e compras online foi invadido e hackeado. O primeiro a se apresentar foi Uncharted 3 e ele veio para arrasar quem tiver pela frente. A franquia mostrou bastante como será o jogo e seus derivados, como jogos online onde o objetivo principal é “caçar tesouros”. Destaque também para os jogos relacionados ao PlayStation Move, como NBA 2K12 e Medieval Moves. Porém, o auge da noite foi o anúncio do PlayStation Vita! Um novo video game portátil, de última geração, que atinge o nível de qualidade e garantia do PlayStation 3, ou o supera.

A Nintendo foi a grande anunciadora nesta E3 por ter conseguido esconder seu projeto secreto melhor do que as concorrentes. Muitos jogos foram apresentados para o portátil Nintendo 3DS, como: Mario Kart, Star Fox 64

Nintendo e seu Wii U

3D, Super Mario 3D, Kid Icarus, Zelda, etc, além de Pokemon em 3D. Mas quando não poderia estar melhor, a empresa apresenta seu arrasa quarteirão: Nintendo Wii U.

Sucessor do Nintendo Wii, o Wii U tem uma tela sensível ao toque de 6,2 polegadas, além disso ele funciona como se fosse um tablet, ou então se você não quer jogar mais com a TV ligada, é só desligá-la que o jogo continua nas suas mãos, na tela do controle (veja a foto), como se fosse um portátil. O Wii U também se interage com outros periféricos do Wii antigo, como a caneta Stylus, Wii Mote e Wii Fit.

Afirmo que a apresentação da Nintendo foi a melhor de todas por causa da inovação, das mudanças e do jeito como elas são feitas. Sony e Microsoft foram geniais, mas não inovaram tanto assim, porém seus gráficos estão cada vez mais excelentes. Mais uma vez, a Nintendo se coloca a frente das concorrentes para disputar um mercado, não o mesmo, mas um novo, digital e de ‘tablets’ que o mundo procura.

Por hoje, eu encerro a transmissão. Nos vemos na próxima semana, neste mesmo bat-local.

Mata Ashita! (Até mais!)

Comentários